O código morse é um sistema de representação de letras, números e sinais de pontuação através de um sinal codificado enviado intermitentemente. Foi desenvolvido por Samuel Morse em 1835, criador do telégrafo elétrico (importante meio de comunicação a distância), dispositivo que utiliza correntes elétricas para controlar eletroímans que funcionam para emissão ou recepção de sinais.
| Letra | Código | Letra | Código |
|---|---|---|---|
| A | .- | N | -. |
| B | -... | O | --- |
| C | -.-. | P | .--. |
| D | -.. | Q | --.- |
| E | . | R | .-. |
| F | ..-. | S | ... |
| G | --. | T | - |
| H | .... | U | ..- |
| I | .. | V | ...- |
| J | .--- | W | .-- |
| K | -.- | X | -..- |
| L | .-.. | Y | -.-- |
| M | -- | Z | --.. |
Números
| Código | |
|---|---|
| 1 | ·---- |
| 2 | ··--- |
| 3 | ···-- |
| 4 | ····- |
| 5 | ····· |
| 6 | -···· |
| 7 | --··· |
| 8 | ---·· |
| 9 | ----· |
| 0 | ----- |
| Caracter | |
|---|---|
| Ponto [.] | ·-·-·- |
| Vírgula [,] | --··-- |
| Interrogação [?] | ··--·· |
| Apóstrofo ['] | ·----· |
| Exclamação [!] | -·-·-- |
| Barra [/] | -··-· |
| Parênteses [(] | -·--· |
| Parênteses [)] | -·--·- |
| E comercial [&] | · ··· |
| Dois pontos [:] | ----··· |
| Ponto e vírgula [;] | -·-·-· |
| Igual [=] | -···- |
| Hífen [-] | -····- |
| Linha baixa [_] | ··--·- |
| Aspas ["] | ·-··-· |
| Cifrão [$] | ···-··- |
| Arroba [@] | ·--·-· |
Código semafórico
O sinalizador de semáforo é uma comunicação mais rápida e menos cansativo do alfabeto Morse, ao contrário de isso entretanto pode ser transmitida quase só com os sinalizadores. As desvantagens de semáforo são distância máxima com a qual você pode se comunicar, que não exceda 200 ou 300 m, porque caso contrário seria muito ténue e símbolos são mais difíceis de aprender do que a morse, porque as letras são formadas pelos braços em ângulos diferentes e deve ter cuidado para não se sobrepõem os sinalizadores ou a mensagem pode ser mal interpretada.
Código internacional de bandeiras
O Código Internacional de Sinais compreende um conjunto de 26 bandeiras diferentes (nas cores e nos desenhos) representativas das letras do alfabeto, 10 galhardetes numéricos, três substitutas (repetidores) e um galhardete indicativo do C.I.S., reconhecimento e decimal. Utilizam-se para as comunicações visuais entre navios ou em terra firme. As comunicações tornam-se possíveis, a despeito das comunicações linguísticas, visto existir um código de uma, duas e três letras que significam palavras, frases ou acções de igual correspondências em qualquer língua. Cada nacionalidade tem o código da sua língua.
|
|
|
|
Alfa | Bravo | Charlie | Delta |
| Conserve-se afastado de mim | Levo carga perigosa | Sim (Afirmativo) | Estou a manobrar com dificuldade |
|
|
|
|
Echo | Foxtrot | Golf | Hotel |
| Estou a guinar para estibordo | Estou com avaria, comunique comigo | Peço piloto | Tenho piloto a bordo |
|
|
|
|
Índia | Julliet | Kilo | Lima |
| Estou a guinar para bombordo | Estou com incêndio a bordo, mantenha-se afastado | Tenho uma comunicação a fazer | Faça parar o seu navio |
|
|
|
|
Mike | November | Oscar | Papa |
| O meu navio está parado | Não (negativo) | Homem ao mar | Todas as pessoas devem embarcar |
|
|
|
|
Quebec | Romeo | Sierra | Tango |
| Peço livre prática | Sem significado | Estou a fazer marcha a ré a toda a força | Mantenha-se afastado |
|
|
|
|
Uniform | Victor | Whiskey | X-ray |
| Vai sobre um perigo | Peço assistência | Peço assistência médica | Pare as suas manobras |
|
|
|
|
Yankee | Zulu | Galhardete 1 | Galhardete 2 |
| Estou a garrar | Peço reboque | Número um | Número dois |
|
|
|
|
Galhardete 3 | Galhardete 4 | Galhardete 5 | Galhardete 6 |
| Número três | Número quatro | Número cinco | Número seis |
|
|
|
|
Galhardete 7 | Galhardete 8 | Galhardete 9 | Galhardete 0 |
| Número sete | Número oito | Número nove | Número zero |
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
Galhardete de Reconhecimento | 1ª Substituta | 2ª Substituta | 3ª Substituta |
.
Fonte: Wikipédia















































OBRIGADA. MUITO BOM PARA SENSIBILIZAR AS CRIANÇAS PARA OUTROS ALFABETOS AFETOS A DIVERSOS CONTEXTOS. DIFERENTES FORMAS DE COMUNICAÇÃO. APRENDI E AS MINHAS CRIANÇAS ADORARAM APRENDER E FICARAM SURPRESOS. AGORAM DÃO MAIS ATENÇÃO À LINGUAGEM CORPORAL E À NÃO VERBALIZAÇÃO.
ResponderExcluir