quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Insígnia Mundial de conservacionismo

Insígnia Mundial do Conservacionismo

Etapa marrom

1. TOMAR PARTE, DE PREFERÊNCIA EM UM GRUPO, EM DOIS PROJETOS, TAIS COMO:
· Limpar um arroio, valo ou vertente de água natural.
· Fazer, colocar e manter, uma caixa para ninho de pássaros.
· Tomar parte em um trabalho coletivo de observação da Natureza, fazendo desenhos e expondo na sede.
· Preparar um trajeto natural ou uma competição do tipo "Roteiro Ecológico", na sua Seção, desenvolvendo posteriormente o projeto.
· Escolher um animal selvagem, árvore, pássaro ou peixe, descobrir tudo o que puder sobre ele e fazer um relatório do trabalho com desenhos, fixando-os em cartolina na parede da sede.
· Visitar um Jardim Botânico, ou Jardim Zoológico, ou Parque Natural, ou Museu de História Natural e ver um filme sobre animais ou plantas. Relatar todas as observações, ilustrando o relato comdesenhos, e apresentá-lo à sua Seção.
· Possuir um mascote e velar por ele cuidadosamente
. Manter anotações sobre a conduta do mascote, de seus costumes de alimentação e dos cuidados a ele dispensados. Reconhecer e saber como tratar suas enfermidades mais comuns, e os cuidados especiais de que possam necessitar seus filhotes.


2. FAZER UMA EXPEDIÇÃO AO CAMPO, COM SUA EQUIPE, PARA:
· Encontrar alguns exemplos de como o homem tem danificado a natureza e de como o homem contribui para melhorá-la
· Escrever algumas regras sobre o comportamento no campo ( um código de campo ), e demonstrar o que tem feito para cumprí-las.


3. FAZER UM DOS SEGUINTES TRABALHOS, APRESENTANDO RELATÓRIO À SUA SEÇÃO:
· Descobrir um animal, pássaro, planta ou peixe que esteja em extinção ou ameaçado de extinção em nosso país, investigando o que se poderia fazer para salvá-lo
· Descobrir que espécies de plantas ou animais estão em maior perigo de extinção no mundo, o que se poderia fazer para tentar salvá-las, e verificar se você, pessoalmente, poderia tomar alguma providência concreta para isso, procurando chamar a atenção de outros jovens de sua idade e adultos, por maio de palestras, cartazes, reuniões no colégio e na comunidade onde resida.


4. EM CONJUNTO COM SEU GRUPO DE TRABALHO, PESQUISAR SOBRE UM DOS SEGUINTES PROCESSOS NATURAIS, PREPARANDO CARTAZES PARA EXPOSIÇÕES SOBRE O ASSUNTO, NO GRUPO OU NO COLÉGIO:
· Observar o desenvolvimento de uma planta, de uma borboleta, ou de um sapo e relatar este desenvolvimento, acompanhado de desenhos, fotografias, ilustrações de livros, etc.
· Levar a cabo, com sua equipe de trabalho, uma experiência que demonstre o perigo da erosão do solo ou os efeitos produzidos pela contaminação da água ou do ar.
· Demonstrar um dos fenômenos naturais seguintes:
· Como a água se eleva através da terra e umedece o solo (ação capilar).
· A existência do oxigênio no ar
· Como as plantas produzem oxigênio


5. MELHORAR O AMBIENTE DO LOCAL DA SUA RESIDÊNCIA, TRABALHO OU ESTUDO, PLANTANDO ÁRVORES, GRAMA ( EM ÁREAS NUAS OU A DESCOBERTO ) OU SEMEANDO FLORES E FOLHAGENS ( EM FLOREIRAS, SEMENTEIRAS OU JARDINS INTERIORES ) E PROMOVER UMA VINDA DE SUA SEÇÃO AO AMBIENTE MELHORADO.


Etapa Verde

1. REALIZAR DUAS DAS SEGUINTES ATIVIDADES:
· Juntamente com outros membros da equipe, pesquisar as causas dos seguintes problemas, elaborando um relatório ilustrado de suas conclusões, para apresentação a sua Seção:
o Contaminação da água, e
o Erosão do solo
· Preparar, para distribuiçào entre excursionistas e campistas, uma lista de orientações sobre o que se deve fazer, em um camping. para evitar a contaminação e destruição dos aspectos naturais do local;
· Descrever, explicar e ilustrar o Ciclo Geral do Oxigênio, fazendo uma exposição detalhada para os demais membros de sua Seção, sua classe de aula ou aos jovens de seu bairro, procurando interessá-los no assunto;
· Levar a cabo um estudo de plantas e animais, preparando um relatório dos que estão em vias de extinção, destacando a região do país em que isso se verifica e as causas do fenômeno; o estudo pode incluir trabalhos de campo e outras formas de pesquisa.


2. REALIZAR INDIVIDUALMENTE DUAS DAS SEGUINTES ATIVIDADES:
· Recolher água lodosa de um arroio ou riacho em movimento, em um recipiente transparente de boca larga, e deixar em repouso por seis horas; observar a quantidade de sedimentos que se acumularam no fundo e discorrer sobre a procedência do sedimento e porque ocorre esse fenômeno.
· Demonstrar, por meio de uma experiência, como se perde a terra com o vento, as chuvas e o seu mau uso pelo homem, e como se pode evitar que ocorram os fenômenos da desagrwegação e da erosão.
· Realizar o estudo de um bom solo, se possível com o auxílio de um especialista, fazendo desenhos e esquemas e apresentá-los à sua Seçào.
· Demonstrar à sua Seção, por meio de uma experiência, os efeitos da qualidade do solo sobre o desenvolvimento de uma semente.
· Demonstrar o efeito do excesso de gases poluentes na atmosfera
· Manter, durante um mês, um registro diário do clima, gerando um boletim meteorológico que inclua: chuvas, sol, nuvens, temperatura, umidade do ar, direção e velocidade dos ventos, etc.
· Fazer um diagrama completo do Ciclo da Água, explicando o significado dos seguintes termos: precipitação, derramamneto, evaporação, condensação e lençol freático.
· Estimular, nas atividades da Seção e em sua casa, o uso de produtos de limpeza biodegradáveis, explicando como atuam esses produtos e a importância de sua utilização.


3. COMO MEMBRO DE UMA EQUIPE, EXECUTAR DUAS DAS SEGUINTES ATIVIDADES:
· Selecionar um caminho natural, em região de mata, e conservá-lo durante um período não inferior a um mês.
· Fazer arranjos práticos para a alimentação de aves e outros animais silvestres em seu habitat natural.
· Fazer, manter e cuidar de um reservatório ou proteção para peixes, pássaros ou anfíbios.
· Construir um refúgio de observação da natureza; usá-lo e apresentar relatório de suas observações.
· Realizar, sob a orientação de um especialista, um trabalho de poda e cirurgia vegetal em local apropriado e na época adequada.
· Planejar e realizar, com sua equipe, uma campanha sobre o lixo ou resíduos industriais, esclarecendo os colegas do colégio ou os vizinhos de bairo sobre medidas para evitar desperdícios.


4. PARTICIPAR DE UM PROJETO LOCAL, NACIONAL OU INTERNACIONAL, QUE TENHA POR OBJETIVO MELHORAR O MEIO AMBIENTE, APRESENTANDO RELATÓRIO DESCRITIVO DAS DIVERSAS FASES QUE PERMITA A AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS.


Etapa Azul

1. Participar, com a equipe, de uma discussão com os escotistas, e com especialistas no assunto, sobre o que constitui o meio ambiente natural, e o efeito da ação do homem sobre ele, destacando como tal ação está prejudicando o equilíbrio da natureza, e o que se pode fazer para restabelecer o equilíbrio ecológico.


2. Tomar parte em pelo menos duas atividades que tenham algo a ver com o meio ambiente, em cooperação com outras entidades e instituições conservacionistas; a tarefa deverá incluir o estudo atual de um problema ambiental, suas causas e suas possíveis soluções, e a apresentação à sua Seção de um relato do trabalho de campo realizado, ilustrado com fotografias, mapas, diagramas ou outro material visual.


3. Familiarizar-se com alguns dos principais aspectos relacionados com o meio ambiente, tais como:
· Significado de termos como: Ecologia, conservação, cadeia alimentar, biócitos, reciclagem, fotossíntese, materiais orgânicos e inorgânicos, biodegradáveis, húmus, material não-renovavel, nicho ecológico e outros.
· Os efeitos do fogo, do desmatamento, da erosão pluvial e eólica, da contaminação das águas correntes, da poluição do ar e da ação do homem sobre a vida silvestre.
· Causas das inundações e seus métodos para controle, regime de chuvas, mananciais hídricos, lençol freático.
· Efeitos da extinção de algumas espécies animais ou vegetais sobre o equilíbrio ecológico.
· Benefícios para o meio ambiente decorrentes da atuação dos animais de rapina; prejuizos e benefícios decorrentes do uso de inseticidas nas lavouras.
· As atividades de caça realizadas pelo homem e pelos animais: diferenças das finalidades e dos efeitos


4. Realizar duas das tarefas abaixo:
· Organizar uma listagem de entidades conservacionistas que atuam no país e no exterior, mantendo contato com duas delas e expondo à sua Seção o resultado desses contatos.
· Assinalar em um planisfério a localização das áreas das maiores reservas naturais; no mapa do Brasil, assinalar os parques nacionais e explicar à sua Seção as razões que levaram à sua criação.
· Demonstrar que conhece a legislação brasileira relacionada com a preservação ambiental; por meio de pesquisa efetuada em literatura especializada, apresentar à sua Seção um estudo comparativo entre a legislação brasileira e aquela adotada em outros países.

3 comentários:

  1. Oi eu sou um lobinho do Grupo escoteiro Silva paes e gostaria de saber um dica de como ganhar a insignia fazendo um bom trabalho mais facilmente ou pode ser dificilmente tambem eu estou fazendo a etapa marrom mas pretendo fazer até a etapa azul.se me derem uma respostas muito obrigado.Aé e seu blog escoteiro é muito legal gostei muito.

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  2. Olá,recomendo fazer as etapas em grupo por facilitar o trabalho,pergunte para seus chefes também eles vão te auxiliar.e muito obrigado pelo elogio agradecemos pelo seu comentario, qualquer duvida pode postar.

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  3. essa insígnea vale também para sênior?

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