domingo, 22 de agosto de 2010

Técnicas de Camuflagem

Camuflagem



Uma das atividades e jogos que existem no Escotismo logo desde os seus primórdios, são os jogos de aproximação e camuflagem. No "Escotismo para Rapazes", BP descreve alguns, e qualquer bom livro de jogos para Escoteiros tem uma mão cheia de jogos deste tipo.
Deixamos aqui algumas dicas para melhorares as tuas técnicas de camuflagem.
____________________________________


Não caminhe em espaços abertos: chama muito a atenção, pois fica-se um «alvo» facílimo de identificar.
Deve-se sempre tentar caminhar pela sombra, pois ficamos menos visíveis.





Para olhar atrás de uma árvore, encoste a cara no chão, de preferência do lado da árvore que tiver maior vegetação rasteira.





Quando quiser esconder atrás de uma rocha e 
olhar, nunca olhes por cima da rocha, que você fica chamando muito a atenção. Deve tentar encostar a cabeça ao chão, de um dos lados da rocha.
                                                                     











Cuidados a Ter
  • NÃO faças movimentos bruscos; move-te sempre lentamente, mesmo que com isso demores mais tempo a aproximares-te do objetivo; os movimentos rápidos chamam muito a atenção de um observador.
  • NÃO caminhes pelos cumes das elevações; caminha nas encostas, de modo a que a tua figura não se deixe recortar no horizonte.
  • NÃO tenhas pressa em avançar no terreno; caminha devagar, olha para onde pões os pés, e vigia sempre a frente, os lados e a retaguarda.
  • NÃO caminhes por onde haja ramos secos caídos no chão que possam fazer ruído debaixo dos teus pés.
  • NÃO te metas em vegetação muito densa; podes precisar de sair rapidamente e os ramos abanarão demasiado com os teus movimentos, chamando a atenção do adversário.

Caminhar sobre Ramos Secos no Chão

Se precisar caminhar sobre um terreno onde haja muitos ramos secos partidos caídos pelo chão, olhe como deves fazer: avança gatinhando devagar, retirando da tua frente todos os ramos que encontrar.

Deslocamento em Longas Distâncias

Para deslocar no campo, evita sempre as áreas abertas e grandes espaços. Move-te de árvore em árvores, rochedo em rochedo, calmamente.


Se precisar de atravessar uma clareira, não passes pelo meio! Segue sempre entre as árvores, contornando-a, 2 ou 3 metros afastado da zona aberta.Mesmo que tenhas de percorrer uma distância maior, procure sempre manter fora de vista, escondido por árvores, rochedos ou encostas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário