domingo, 25 de julho de 2010

Tipos de orientações

BÚSSOLAS E MEIOS DE ORIENTAÇÃO

O mais importante em navegação é sabermos onde estamos indo e que mesmo sem bússola, podemos verificar a direção em relação ao caminho aparente do sol durante o dia e às estrelas durante a noite.

1. Usando o relógio e o sol:

Posicione-se de frente para o sol ou, se estiver nublado, é possível obter uma indicação razoável alinhando com área mais brilhante do céu.

No hemisfério sul aponte a marcação de meio-dia do seu relógio para o sol. O norte está entre o meio dia e o ponteiro das horas.

No hemisfério norte aponte o ponteiro das horas para o sol. O sul está entre o ponteiro das horas e a marca do meio dia.

2. Navegação pelas estrelas no hemisfério sul (cruzeiro do sul)

Trace uma linha imaginária a partir do pé do Cruzeiro do Sul, no mesmo sentido, cerca de quatro vezes e meio o seu tamanho. O Pólo Sul Celeste estará nesse ponto e o Pólo Sul Terrestre, encontra-se trançando uma linha perpendicular à linha do horizonte. Duas estrelas brilhantes próximas do Cruzeiro do Sul, podem ajudá-lo a encontrar o Pólo Sul Celeste.

3. Navegação pelo SOL

Esse é o metodo mais facil de se descobrir o NORTE. Basta colocar sua mão DIREITA na posição que o sol nasce, esse será o LESTE, a sua frente o NORTE, a sua esquerda sera o OESTE e a suas costas o SUL.

4. Navegação pela LUA

Para se orientar pela lua é igual ao sol. coloque a sua mão DIREITA na posição que a lua nasce, esse será o LESTE, a sua frente o NORTE, a sua esquerda sera o OESTE e a suas costas o SUL.

Existem INUMERAS formas de se guiar, estes são apenas 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário