domingo, 25 de julho de 2010

Sinais de Pista

Sinais de pista é um tipo de marcação deixado em um caminho para fazer comunicação com pessoas que seguem a mesma trilha posteriormente ou até mesmo sinalizar os possíveis acidentes.

Primeiro você deve aprender os sinais de pista utilizados para comunicação nas trilhas de florestas e nos campos. Alguns, são idênticos aos usados no passado pelos aventureiros, indígenas e exploradores.
Nas estradas, nos campos e no mato encontramos sinais deixados no chão, nas árvores e nos rios, por animais ou pessoas. A essas pegadas, quando tomadas numa direção e com um fim, é que denominamos "pista" Seguir uma pista exige observações que põem em jogo a acuidade dos sentidos e o vigor da inteligência. Quem se dedica a essa atividade adquire conhecimentos muito úteis e elevado grau de percepção das coisas.
Naturalmente que seguir uma pista real para a descoberta de um animal ou pessoa, demanda oportunidades e interesses que muitas vezes nos escapam. Por isso é que os escoteiros iniciam o aprendizado utilizando sinais convencionais próprios, colocados em pontos que facilitam a observação.

Pode ser usado qualquer material para se fazer os sinais de pista, depende apenas da criatividade de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário